O 2024 do Sindicato Rural de Campo Verde foi marcado como ano de superação de dificuldades climáticas em campo, uma Expoverde com recorde de público e ações sociais que reforçam o compromisso da entidade com a comunidade local.
A oferta de capacitação rural gratuita, através do Senar-MT, foi um dos pontis altos, beneficiando mais de 2,6 mil participantes com 273 cursos ao longo do ano.
A Expoverde 2024 reuniu mais de 75 mil pessoas, ofertou entretenimento gratuito de qualidade, movimentou o agro e a economia local, fomentando todos os setores da cidade, desde comércio, indústria a diferentes tipos de serviço.
Além disso, a maior festa da região ainda tem caráter social: o lucro é destinado ao Instituto Cavalgar – que oferece equoterapia gratuita a crianças com necessidades especiais, ao Hospital Municipal e a benfeitorias no Parque de Exposições. Metade da arrecadação do estacionamento foi direcionada ao projeto social Caminho Suave.
“A Expoverde é mais do que uma festa, é uma forma de retribuir à sociedade todo o apoio e confiança que recebemos ao longo do ano. Em nome de toda a diretoria do Sindicato, agradeço a população de Campo Verde pelo apoio e parceria em tantos projetos. Reafirmo o compromisso da nossa entidade em ajudar nosso município a crescer e se desenvolver”, afirmou o presidente do Sindicato, Alexandre Schenkel. Ele destacou também a entrega de R$ 48 mil em equipamentos e materiais ao Hospital Municipal, fruto do lucro da Expoverde de 2023.
Outro destaque de 2024 foi a capacitação rural. Por meio da parceria com o SENAR-MT, o Sindicato realizou 274 cursos gratuitos em diferentes áreas, como Operação de Máquinas Agrícolas, Inclusão Digital, todo tipo de norma e segurança do trabalho, Jardinagem e uma gama enorme de temas. No total, quase 2 mil pessoas foram beneficiadas.
Além disso, o programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), também em parceria com o SENAR-MT, atendeu 189 propriedades locais em seis cadeias produtivas: bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, hortifrúti, piscicultura, apicultura e olericultura.
O Sindicato ampliou seu alcance com ações voltadas à sociedade, como parcerias em campanhas de doação de sangue e patrocínios a eventos que movimentaram a cidade, como a Festa do Milho. Além disso, apoiou eventos para mulheres do agro, através das Agroligadas, e ações voltadas à cadeia do leite. Destaque também para o Mutirão Rural, realizado em dezembro, que ofereceu atendimentos gratuitos de saúde e beleza, beneficiando mais de 370 moradores de Campo Verde.
Rodrigo Minuzzi, vice-presidente do Sindicato, ressaltou a importância de estar próximo à comunidade. “Todas essas iniciativas reforçam o papel do Sindicato como elo entre os produtores rurais e a sociedade. Nosso trabalho vai além das porteiras. Destaco a equoterapia, realizada pelo Instituto Cavalgar. Quem não conhece esse projeto, nos procure para conhecer. Estamos atendendo 72 crianças simultaneamente, em um esforço de muitas frentes, que traz resultados importantes para as crianças atendidas.”
Apesar das dificuldades climáticas enfrentadas pelos produtores rurais este ano, o agro de Campo Verde continuou a se destacar e a contribuir com o desenvolvimento regional. Alexandre Schenkel reforçou a resiliência do setor: “Os desafios foram muitos, mas os produtores de Campo Verde mostraram mais uma vez sua capacidade de superação. Continuamos trabalhando com afinco para promover desenvolvimento e fortalecer o agro. Agradecemos a todos os produtores, colaboradores e à comunidade local que caminham conosco.”