O Sindicato Rural de Campo Verde encerra 2018 com a satisfação de muito trabalho realizado ao longo do ano, algumas metas cumpridas, outras desenhadas para o próximo ano, sempre com muitos desafios pelo caminho.

No mês de abril, o Sindicato uniu forças junto a outras instituições e levou produtores rurais de Campo Verde para Brasília, a fim de participarem do manifesto nacional do Movimento Abril Verde e Amarelo, contra a cobrança retroativa do Funrural. Além da viagem, foi feita movimentação local através da divulgação em rádio e imprensa em geral, faixas pela cidade e reuniões com a classe.

Em julho foi a realização da XIX Expoverde, a maior feira da região, um evento que, embora seja de quatro dias para o público, significa o ano todo de muito trabalho.

“A Expoverde é sempre um desafio. Por vários motivos: ela precisa ser atrativa, levar lazer ao público; ela precisa ser uma vitrine de negócios, ser atrativa economicamente. E, além de tudo isso, ela precisa se pagar. Através do Poder Público Municipal são viabilizados os maiores shows e a licitação do palco. Todo o restante dos recursos para a fazer a festa, dois terços mais ou menos, precisa vir da própria festa, com locação de espaços, bilheteria etc. São muitos profissionais envolvidos e uma quantidade gigante de trabalho. Na edição de 2018 conseguimos cumprir a parte de lazer e de negócios. Já ficamos felizes com isso. E estamos trabalhando em busca de boas ideias para superar os desafios de 2019”, conta o presidente do Sindicato, Gladir Tomazelli.

Em ano de eleições, as articulações políticas também podem ser destacadas. O Sindicato procurou alinhar-se com seus associados e formatar ideias sobre o que o setor precisa no âmbito político, que tipos de lideranças o agronegócio precisa para superar entraves.

Neste sentido, uma das reuniões realizadas foi com dois fenômenos das urnas nas eleições mato-grossenses, Selma Arruda – eleita Senadora, e Nelson Barbudo – eleito Deputado Federal, ambos pelo PSL. Eles estiveram reunidos com produtores na sede do Sindicato, conversaram sobre os desafios das atividades agropecuárias e se colocaram à disposição para levarem à Brasília as principais pautas do setor.

Outra conquista importante em 2018 foi aprovação da construção do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC) do Senar-MT em Campo Verde. O Sindicato fez a solicitação ao Senar-MT e conseguiu aprovação para a sede local para os cursos. Ela será construída em 2019 dentro do Parque de Exposições e será de uso exclusivo aos cursos e treinamentos do Senar, contando com sala ampla, cozinha e recepção.

E, falando em Senar, o Sindicato Rural de Campo Verde foi eleito este ano campeão regional do Prêmio Mobilização da entidade, referente aos trabalhos de 2017, por ter cumprido 95% do planejamento de capacitação local. Ainda neste mês de dezembro recebe do Senar outro prêmio pelo mérito de ter cumprido parte expressiva do cronograma de 2018.

Também recebeu troféu, em novembro, como campeão do Prêmio Sistema Famato em Campo, com o tema Jovem Produtor, por ter indicado a participação de um dos dois jovens ganhadores da edição, o produtor Pedro Tales Tomazelli. Além do reconhecimento, o Sindicato poderá enviar um representante para uma viagem/missão da Famato em 2019.

“Temos uma estrutura enxuta, temos dificuldades como em qualquer outro lugar, mas temos pessoas que vestem a camisa e se preocupam com o coletivo, com soluções para o setor em que atuamos. Quero agradecer a todos que estiveram conosco em 2018, cada um de vocês teve um papel importante. E deixo o convite para que o produtor rural se una ao Sindicato em 2019, participe, seja atuante. Juntos somos muito mais fortes e podemos ir mais longe. Aproveito para anunciar que está em andamento no Sindicato um projeto muito especial para toda Campo Verde, que vai trazer mais qualidade de vida para algumas pessoas. É um projeto que estamos trabalhando duro para lançar nos primeiros meses do ano e que teremos uma alegria imensa de anunciar, assim que tudo estiver pronto”, diz Tomazelli.