O Sindicato Rural de Campo Verde está com as inscrições abertas para o programa de Sucessão Familiar promovido pelo Senar-MT, que tem como objetivo capacitar proprietários de empresas do agronegócio e seus herdeiros para lidarem com os desafios da longevidade das empresas familiares, com ênfase nos processos de governança e gestão.

O primeiro módulo será realizado na segunda quinzena de abril, em data a ser confirmada. O cronograma prevê oito encontros semanais, totalizando carga horária de 64 horas.

O programa será desenvolvido combinando as teorias de governança com a realidade da tomada de decisões nas empresas rurais. As sessões serão voltadas para o desenvolvimento de atitudes e padrões de comportamento. O curso terá atividades variadas, envolvendo exposições dialogadas, integrando conceitos e estudos de casos práticos da realidade brasileira.

No último dia 26, uma palestra com o tema foi ministrada na sede do Sindicato Rural de Campo Verde. Produtor rural há 39 anos em Campo Verde, Irineu Stein foi um dos participantes, juntamente com a filha, Cristiane Stein.

Para ele, que ainda tem outro filho, é muito importante discutir sucessão familiar. “Vejo mais herdeiros que sucessores. Tenho visto muitas propriedades se acabarem depois do falecimento de quem tocava. O patrimônio se divide e enfraquece. Muitas vezes os pais não dão espaço, outras vezes os filhos é que não querem saber. Ao mesmo tempo, também vejo muitos buscando se integrar ao negócio, serem sucessores mesmo”, comenta Irineu.

Com os dois filhos atuando juntos no negócio da família, ele aconselha que quem toca a propriedade deve unir a todos, trazer os filhos para junto das decisões, dar espaço para que todos possam ter um trabalho ali. “Temos muito mais chance de ter sucesso estando juntos do que separados”, conclui.

Marina Panice tem 31 anos, é veterinária, mas deixou de lado a profissão para cuidar das demandas administrativas e financeiras da propriedade da família. Seu pai, Sebastião Panice, é produtor rural há 42 anos em Campo Verde.

Ela conta que chegou a trabalhar por algum tempo como veterinária, mas a proximidade com o negócio da família falou mais alto. “As demandas foram crescendo muito, a burocracia sempre aumentando. Antes, era meu pai quem fazia tudo, mas chegou uma hora em que não dava mais”, comenta.

Ela relata que tem visto muitas pessoas de sua geração interessadas em dar sequência às atividades rurais da família. “Estou buscando qualificação porque não quero ser uma herdeira, quero ser sucessora”, pontua Marina.

O Programa de Sucessão Familiar é gratuito e tem vagas limitadas. Podem se inscrever fundadores e sucessores e propriedades rurais, com idade mínima de 16 anos. Mais informações e inscrições no Sindicato Rural com o Adair 3419-2111 ou 98437-2906.

Fonte: Comunicação SRCV