A Equoterapia tem seus efeitos visíveis não apenas ali no momento da prática, com o cavalo e a equipe. Eles são sentidos de maneira impactante no comportamento que a criança reflete em casa e na escola.

É o caso, por exemplo, do João Lucas Pacheco Leite Ferreira Duarte, de 11 anos, com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Epilepsia, e que foi o caso destaque do mês de fevereiro no Instituto Cavalgar, em Campo Verde.

Há alguns meses ele iniciou a equoterapia com relatos de agressividade, descontrole emocional, impaciência e baixo limiar de frustração. Não gostava de fazer os exercícios impostos e se irritava quando o cavalo não o obedecia.

Segundo o Instituto Cavalgar, que oferece a equoterapia, depois de alguns meses de prática, João recebeu alta após cumprimento de todos os objetivos traçados pela equipe.

Foram trabalhados com ele exercícios para força e autoconfiança, controle da impulsividade e desafios que o forçavam a ser paciente e repetir a atividade até acertar.

Depois o garoto evoluiu a ponto de ter o controle da rédea, aprendendo a guiar, direcionar e respeitar o cavalo, e, então, foi introduzido um animal mais difícil de lidar, o que ajudou a trabalhar ainda mais a paciência. Ele aprendeu a trotar e cavalgar.

A mãe de João relata que ele não apresenta impulsividade no mesmo grau de antes, tendo melhorado muito o comportamento tanto na escola quanto em casa.

Equoterapia, o que é?

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais (ANDE-Brasil).

As técnicas utilizadas agem para superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais através de uma atividade lúdico desportiva, oferecendo todas as condições julgadas importantes ao tratamento dos praticantes.

Instituto Cavalgar

A Equoterapia é uma iniciativa do Instituto Cavalgar, criado e gerido pelo Sindicato Rural de Campo Verde e que atende gratuitamente crianças que possuem necessidades especiais, em decorrência de distúrbios físicos, mentais ou emocionais.

O projeto é realizado graças às doações de pessoas e empresas. Quem quiser conhecer melhor e contribuir, pode adotar um praticante, por meio da doação dos recursos. Saiba mais pelo telefone (66) 3419-2111.

Comunicação SRCV