O ano de 2020 foi atípico e com ele e a pandemia de Covid-19 muitas ações foram reprogramadas e prioridades transformadas. Para o Sindicato Rural de Campo Verde não poderia ser diferente.

Foi um ano em que o foco nas questões de saúde e na colaboração com a coletividade foram prioridade também para o Sindicato. A tradicional Expoverde foi cancelada ainda no início da pandemia, causando alguma controvérsia – afinal, cancelar a maior festa do município jamais seria uma medida popular.

Contudo, com a chegada ao mês de julho e a proximidade com a data em que seria realizada a festa, foi possível visualizar que não haveria qualquer possibilidade de manter um evento tão grande, com tanta gente, em meio a tantas dificuldades na saúde e a que a melhor decisão foi tomada no tempo certo.

Com o cancelamento, o Sindicato Rural destinou R$ 80 mil para o Hospital Municipal Coração de Jesus, recurso proveniente do lucro da Expoverde 2019, o qual seria utilizado para benfeitorias no Parque de Exposições. Além disso, a Prefeitura Municipal repassou R$ 200 mil que também seriam destinados à Expoverde para o Hospital.

O Sindicato também realizou campanha de arrecadação entre produtores rurais e empresas da área agropecuária, levantando recursos na ordem de R$ 101 mil, totalizando, então R$ 181 mil direcionados à saúde municipal.

O recurso foi doado à Associação Social Amigos da Solidariedade (ASAS), responsável pela gestão do hospital, através da compra de dois respiradores (R$ 122.000,02), pagamento de frete dos respiradores (R$ 2.700,00) e compra de uma mesa cirúrgica (R$ 56.300,00).

Também foram entregues 700 máscaras de tecido para o Rotary municipal, com objetivo de serem distribuídas à população mais carente da cidade e auxiliar na proteção contra o Covid-19. As máscaras chegaram ao Sindicato através de um projeto do Senar-MT.

Ainda no tema saúde coletiva, o Sindicato, através do Instituto Cavalgar, conseguiu realizar quase 600 atendimentos de equoterapia, gratuitamente, a crianças portadoras de necessidades especiais, graças ao apoio de empresas e pessoas que realizaram doações durante o ano.

Capacitação

Cerca de 1.200 pessoas receberam capacitação na área de aprendizagem rural em 2020, através de parceria entre o Sindicato e o Senar-MT. Mesmo com a suspensão das atividades presenciais durante alguns meses, foram realizados 100 eventos entre cursos e palestras.

Outro destaque de 2020 foi que o Sindicato Rural de Campo Verde ganhou pelo quarto ano consecutivo o Prêmio de Mobilização Sindical do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), na categoria regional (Regional Cuiabá), relativo aos trabalhos desempenhados durante todo o ano de 2019.

Fonte: Comunicação SRCV