A Equoterapia do Instituto Cavalgar – entidade gerida pelo Sindicato Rural de Campo Verde e que realiza atendimento gratuito a crianças com necessidades especiais – finaliza o ano de 2020 com 576 atendimentos realizados de janeiro a março e nos meses de novembro e dezembro. As atividades tiveram de ser suspensas entre abril e outubro devido à Covid-19.

O projeto tem capacidade de atender 36 crianças, e operou neste ano em sua capacidade máxima, com todas as vagas preenchidas e com demanda para abertura de novas vagas.

As práticas são realizadas com utilização de um cavalo com treinamento específico, um equitador, uma fisioterapeuta e uma psicóloga. Cada criança recebe atendimentos semanais.

Mesmo durante os meses sem atendimentos devido à pandemia, a equipe manteve os trabalhos internos, sobretudo no treinamento dos animais, com simulação de práticas, para que eles se mantivessem aptos tão logo as atividades retornassem.

Equoterapia, o que é?

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais (ANDE-Brasil).

As técnicas utilizadas agem para superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais através de uma atividade lúdico desportiva, oferecendo todas as condições julgadas importantes ao tratamento dos praticantes.

Instituto Cavalgar

A Equoterapia é uma iniciativa do Instituto Cavalgar, criado e gerido pelo Sindicato Rural de Campo Verde e que atende gratuitamente crianças que possuem necessidades especiais, em decorrência de distúrbios físicos, mentais ou emocionais.

O projeto é realizado graças às doações de pessoas e empresas e precisa de apoi paran ser mantido. Quem quiser conhecer melhor e contribuir, pode adotar um praticante, por meio da doação dos recursos. Saiba mais pelo telefone (66) 3419-2111.