O Sindicato Rural de Campo Verde irá ajudar a custear um projeto de combate a incêndios em áreas rurais durante o período mais seco do ano – julho, agosto e setembro – através do qual será locado um caminhão adaptado às demandas rurais.

O projeto foi proposto pela Prefeitura Municipal e conta com o apoio de outras entidades além do Sindicato, como Aprosoja, Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (AMPA), CooperVerde e CooperFibra, além do Corpo de Bombeiros.

“Nós do Sindicato entendemos que este é um projeto muito importante e que precisa do nosso envolvimento, por isso estamos contribuindo financeiramente. Nesse período de estiagem o risco de incêndios é muito alto e esta iniciativa ajuda a minimizar os riscos de perda dos produtores e a levar mais segurança às pessoas e propriedades”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Alexandre Schenkel.

De acordo com estimativas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, o período de estiagem em 2021 deve ser ainda pior que no ano passado, que foi histórico. Deve haver 20% a mais de focos de incêndio.

O caminhão adaptado para as áreas rurais – traçado e com jatos maiores e direcionados de água – é preparado para chegar às áreas de difícil acesso. Ele contará com motorista e quatro brigadistas treinados, ficando sob coordenação do Corpo de Bombeiros para atender as chamadas especificamente das áreas rurais. O projeto também prevê um fundo para combate aéreo a incêndios, caso venha a ser necessário.

Fonte: Comunicação SRCV
Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Campo Verde