O presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Alexandre Schenkel, participou nesta segunda-feira (19/07), em Cuiabá, do lançamento do edital do chamamento público para a construção da primeira ferrovia estadual em Mato Grosso, na companhia do Prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes.

“Este é um passo muito importante do Governo Estadual. Ter um modal mais eficiente de transporte é um sonho para melhorar a logística da região e está próximo de virar realidade”, comentou o presidente do Sindicato, comemorando o fato de que a ferrovia irá passar por Campo Verde.

A primeira ferrovia estadual vai interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. O objetivo do modal é integrar o Estado com o sistema federal de ferrovias e com os demais estados; integrar os modais logísticos de Mato Grosso; reduzir o custo para transporte da produção, com mais competitividade; ampliar a circulação de produtos e ampliar alternativas para o transporte da produção.

De acordo com informações do Governo do Estado, serão 700 km de extensão, a serem construídos pela empresa que sair vencedora do edital. Foi definido o modelo privado de exploração, pois nesse formato o Estado faz a chamada pública e as empresas se habilitam a participar de seleção para fazer os investimentos, por sua conta e risco. A empresa vencedora deve aplicar cerca de R$ 12 bilhões no modal.

“Há quem diga que esta é a ‘ferrovia da Indústria, do Comércio e também do Agro’, eu digo que esta ferrovia é de Mato Grosso! É nossa e vai beneficiar a todos nós”, diz Alexandre.

A obra será iniciada em até seis meses após a emissão da licença ambiental de instalação. A previsão é que o Terminal de Cuiabá seja concluído até o 2º semestre de 2025 e o de Lucas do Rio Verde até o 2º semestre de 2028, segundo informações da assessoria do governo estadual.