Muitas realizações foram importantes para o Sindicato Rural de Campo Verde durante o ano de 2021, entre elas, com destaque, a implantação do programa Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), em parceria com o Sindicato, abrindo demanda para produtores de diversas cadeias produtivas na região, gratuitamente.

Produtores da cadeia de Olericultura (verduras e legumes) de Santo Antônio da Fartura já estão sendo atendidos, além da piscicultura. Os criadores de ovinos estão em formação de grupo para o programa e existe demanda aberta para fruticultura, bovinocultura de corte e bovinocultura de leite.

“A assistência técnica auxilia no desenvolvimento econômico, social e ambiental das propriedades rurais assistidas. Este é um programa eficiente e que possibilita resultados práticos. Nem todos os produtores têm possibilidade de contratar técnicos especializados para auxiliar em suas demandas. Essa é a oportunidade de adquirir conhecimento e alavancar a produção nas cadeias atendidas, de forma gratuita e disponível a qualquer produtor de Campo Verde. Isso é valorização da nossa produção local”, diz o presidente do Sindicato Rural, Alexandre Schenkel.

Outra ação importante em 2021 foi apoio ao projeto de combate a incêndios em áreas rurais, em que o Sindicato disponibilizou recursos para contribuir com o Corpo de Bombeiros na locação de caminhões específicos para atendimento a ocorrências rurais durante o período de seca.

O apoio à Polícia Militar no projeto de Patrulhamento Rural também foi de grande relevância, contribuindo com a segurança nas propriedades.

Durante o ano, o Sindicato participou ativamente das discussões acerca da Ferrogrão, estando presente junto ao prefeito de Campo Verde, Alexandre Lopes, em evento em São Paulo.

“Além deste evento da Ferrogrão e outras discussões sobre o assunto, também estivemos envolvidos com o ato cívico de 7 de setembro em Campo Verde, em reuniões no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para atualizar o convênio do nosso abatedouro municipal, realizamos 171 eventos entre cursos, palestras e treinamentos, capacitando 1.450 pessoas, além de outras demandas cotidianas trazidas pelos produtores até nós. Esse é o nosso papel, investir em ações que possam colaborar com os produtores rurais de Campo Verde”, contou o presidente do Sindicato.

Outro assunto relevante em 2021 foi a Equoterapia, projeto social tocado pelo Sindicato. Foram 36 crianças atendidas mensalmente, um evento realizado em parceria com as Agroligadas para promover e arrecadar fundos para o projeto e a organização de um campeonato municipal de Laço Comprido, com o mesmo fim.

“Também firmamos convênio com três instituições de ensino superior para que nossos associados e seus colaboradores possam fazer cursos de graduação e pós-graduação com descontos especiais. E, no mês de outubro, em virtude do Outubro Rosa, criamos uma programação exclusiva para mulheres, dentre elas um curso de Operadoras de Trator”, comentou Schenkel.

Segundo o presidente, para 2022 a expectativa é dar sequência aos projetos iniciados em 2021, voltar a realizar a Expoverde (suspensa há dois anos por conta da pandemia) e aproximar ainda mais todas as cadeias produtivas de Campo Verde. “Dar um passo a mais na integração de todas as atividades desenvolvidas no município é uma das bandeiras da atual gestão do Sindicato”, finalizou Alexandre.

Fonte: Comunicação Sindicato Rural de Campo Verde