Nesta quarta-feira, 9 de agosto, celebramos o Dia Nacional da Equoterapia, uma prática terapêutica que utiliza o cavalo como instrumento de reabilitação e desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. O Sindicato Rural de Campo Verde tem um compromisso especial com essa abordagem terapêutica, através da gestão do Instituto Cavalgar – projeto de equoterapia que tem ajudado a dezenas de crianças desde sua fundação, em 2019.

O Instituto desempenha um papel importante na comunidade campo-verdense, ao proporcionar equoterapia gratuita para crianças que enfrentam desafios físicos, cognitivos e emocionais. Através da interação com os cavalos, essa prática única promove melhorias na coordenação motora, no equilíbrio, na autoestima e na qualidade de vida dos praticantes.

Para além da abordagem terapêutica, O Instituto Cavalgar também oportuniza o espírito de colaboração entre instituições e comunidade em geral. Criado e gerido pelo Sindicato Rural de Campo Verde, o projeto consegue atender atualmente a 36 crianças, com apoio do Senar-MT, da Prefeitura Municipal, de empresas e pessoas doadoras de recursos.

Esse esforço conjunto para manter a equoterapia como apoio para crianças com necessidades especiais não só transforma vidas individualmente, mas também contribui para um ambiente mais inclusivo e consciente sobre as possibilidades de tratamento e desenvolvimento para todos.

Atualmente, o custo médio de atendimento de cada criança é de R$ 330. “Nosso desejo é aumentar a capacidade de atendimento. Mas, para isso, precisamos contratar outra equipe, ampliar os recursos, disponibilizar outros animais. Contamos com as empresas, produtores rurais e comunidade em geral de Campo Verde, para que continuem ajudando as crianças que precisam desse projeto e colaborem com a criação de uma cidade mais inclusiva e acessível a todos”, diz Alexandre Schenkel, presidente do Sindicato e do Instituto Cavalgar.

Qualquer pessoa pode contribuir com a equoterapia, seja com doações pontuais ou mensais, também apadrinhando uma criança – pelo valor mensal de R$ 330. Mais informações pelo (66) 3419-2111. Acompanhe as atividades de equoterapia pelo Instagram: @institutocavalgar_cv.