Santo Antônio da Fartura é um importante polo de produção de verduras em Mato Grosso. Organizados em uma associação, os produtores planejam crescimento, apoiados por cursos e programas do Senar-MT viabilizados pelo Sindicato Rural de Campo Verde.

Membros da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Santo Antônio da Fartura concluíram o curso de Cooperativismo e Associações, no mês de maio deste ano, cujo conteúdo proporcionou esclarecimento e embasamento para estruturação e planejamento do grupo.

Rubens Lacerda Melo, presidente da associação, comenta que o curso foi muito bom, repleto de orientações para contribuir com a organização. Com o apoio de cursos como este e com o programa de Assistência Técnica e Gerencial oferecido pelo Senar-MT, ele almeja transformar a associação em uma cooperativa, futuramente.

“Vejo Santo Antônio da Fartura como uma mina de ouro, desde que a gente consiga uma boa organização na cadeia de produção. Hoje, cidades como Campo Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis, Jaciara, Cuiabá, Várzea Grande e até cidades do Nortão buscam verduras aqui com a gente, sobretudo a parte de folhas. Temos um mercado muito grande”, conta Rubens.

Ele comenta que a produção de hortifrutigranjeiros é significativa em Santo Antônio da Fartura, mas que a venda é feita em grande parte a atravessadores, o que reduz muito o lucro do pequeno produtor.

“Com o curso do Senar-MT e parceria do Sindicato Rural recebemos ótimas orientações. Queremos levar ainda mais conhecimento para nossa associação. Com tudo isso podemos melhorar a lucratividade de todos os produtores”, finaliza Rubens.