Uma novidade para as crianças portadoras de necessidades especiais: a equoterapia do Instituto Cavalgar, entidade gerida pelo Sindicato Rural de Campo Verde, está ampliando sua capacidade de atendimento. A partir de outubro de 2023 serão 72 crianças atendidas, o dobro da capacidade operada desde o lançamento do projeto, em 2019.

“Esta era uma notícia muito aguardada por nós, tanto pelo Sindicato quanto pela sociedade. Sempre temos uma fila de espera muito grande de crianças com encaminhamento para equoterapia, prática terapêutica de muita efetividade para diversas condições”, comemora o presidente do Sindicato Rural de Campo Verde e do Instituto Cavalgar, Alexandre Schenkel.

Atualmente, para atender as 36 crianças inscritas, existe uma equipe composta por um equitador, um auxiliar, uma psicóloga e uma fisioterapeuta. Para a ampliação, será necessário dobrar a equipe, contratando mais um de cada profissional mencionado.

A lista de espera é formada por crianças cujos encaminhamentos médicos solicitando equoterapia chegam através de contato direto com o Sindicato, da Secretaria Municipal de Saúde e da APAE

O Instituto Cavalgar exerce seus atendimentos no Parque de Exposições, com recursos provenientes do Senar-MT e de doações.

“As doações são fundamentais para as atividades do Instituto. Agradecemos a todas as pessoas e empresas que ajudam a levar qualidade de vida às crianças. E, nesta fase tão esperada de ampliação dos atendimentos, precisamos de mais doadores, que podem contribuir apadrinhando uma criança ou doando pontualmente qualquer valor”, explica Rodrigo Minuzzi, vice-presidente do Sindicato.

Pessoas físicas e jurídicas podem contribuir com a equoterapia, com doações pontuais, doações mensais ou apadrinhando uma criança – pelo valor mensal de R$ 330. Mais informações pelo (66) 3419-2111. Acompanhe as atividades de equoterapia pelo Instagram: @institutocavalgar_cv.

Equoterapia, o que é?

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais (ANDE-Brasil).

As técnicas utilizadas agem para superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais através de uma atividade lúdico desportiva, oferecendo todas as condições julgadas importantes ao tratamento dos praticantes.

Quem deve praticar e por quê?

As principais indicações para Equoterapia são: doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas; sequelas de traumas e cirurgias; doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; distúrbios de aprendizagem e de linguagem; distúrbios sensoriais.

As patologias mais frequentes em indicações são Paralisia Cerebral; Sequela de AVC; Autismo; TDAH; Transtornos comportamentais; Síndrome de Down; Retardo Mental; Fobia; Ansiedade; Hidrocefalia; Hipotonia e TOD.

Dentre os benefícios da Equoterapia estão: melhora o equilíbrio e a postura; desenvolve a coordenação motora de movimentos entre tronco, membros e visão; estimula a sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa pelo ambiente e pela atividade com o cavalo; oferece sensação de ritmo; desenvolve a modulação do tônus muscular e estimula força muscular; desenvolve a coordenação motora fina; promove a consciência corporal; promove a organização temporal e orientação; aumenta a autoestima, facilitando a integração social; estimula o bom funcionamento dos órgãos internos; aumenta a capacidade ventilatória e a consciência da respiração.

A Equoterapia também melhora memória, concentração e sequência de ações; melhora do apetite, digestão e deglutição; motiva o aprendizado, encorajando o uso da linguagem; ajuda a superar fobias (altura e animais); estimula a afetividade pelo contato com o animal; aumenta a capacidade de independência e de decisões; ensina a importância de regras como segurança e disciplina; diminui agressividade e promove sensação de bem-estar.