O pequeno Benjamin, de 5 anos, tinha muita dificuldade em dar e receber abraços. Diagnosticado com autismo, a sensibilidade sensorial acabava influenciando os momentos de toque físico. Abraçar foi um dos benefícios que a equoterapia trouxe para a vida dele.

“Ele pratica a equoterapia há quase 3 anos. No início foi muito difícil. Ele subia no cavalo e chegava a vomitar de nervoso. Persistimos e, hoje, montar um cavalo é uma das maiores alegrias dele. De todas as coisas que ele desenvolveu de lá para casa, destaco a afetividade e o toque físico. Ele começou aceitar a abraçar e ser abraçado”, conta a mãe de Benjamin, Ana Paula Crispiniano.

Já João Miguel, de 6 anos, também autista, não corria, não brincava com outras crianças de brincadeiras como pique-esconde e pega-pega. O problema maior nem era a socialização, mas as dificuldades de equilíbrio estático.

“Ele tinha muita dificuldade de equilíbrio. Não corria. Ficamos oito meses na fila de espera por uma vaga e conseguimos em abril desse ano. Nesse pouco tempo ele já se desenvolveu muito. Corre e brinca de pega-pega com os amigos. Isso ajuda demais até a socialização”, diz Eranildes Ojeta Nonato, mãe de João Miguel.

Francielly Marques é mãe de Lucas Gabriel Marques dos Santos, de 12 anos. Ele tem paralisia cerebral, o que afeta toda a parte motora. Ele não andava, não abria as pernas, não firmava a cabeça.

Lucas foi um dos primeiros alunos da equoterapia, lançada em maio de 2019, e segue praticando. De lá até aqui, a mãe ressalta a evolução impressionante do filho.

“Hoje ele anda com muletas. Desenvolveu a parte motora e a confiança. Todas as atividades da vida dele foram impactadas por essa melhora física”, comemora Francielly.

Vandecleia Delmondes, presidente da AME – Associação de Mães Especiais – ressalta a importância do projeto. “Essa é uma terapia completa, que trabalha aspectos físicos e emocionais. Meus filhos tiveram melhoras significativas em várias áreas através da equoterapia. Essa é uma oportunidade que faz diferença na vida das pessoas, mas que a maioria de nós, mães de crianças especiais, não poderia custear. Ter isso gratuitamente é um privilégio. Nós, da AME, somos mães muito gratas ao Sindicato Rural de Campo Verde”.

Equoterapia, o que é?

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais (ANDE-Brasil).

As técnicas utilizadas agem para superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais através de uma atividade lúdico desportiva, oferecendo todas as condições julgadas importantes ao tratamento dos praticantes.