A equoterapia promovida pelo Instituto Cavalgar passa a atender o dobro de crianças a partir deste 02 de outubro, ampliando para 72 o número de vagas. Uma conquista muito significativa para o Sindicato Rural de Campo Verde, gestor do Instituto, mas, sobretudo, importante para as crianças que recebem atendimento gratuito e se beneficiam desta terapia tão ampla. Ainda assim, existe demanda e fila de espera no município para conseguir uma vaga.

Em um café-da-manhã nesta segunda-feira, o Sindicato recebeu convidados na sede do Instituto, no Parque de Exposições, para lançar oficialmente a ampliação do projeto e fazer demonstrações sobre a amplitude de benefícios que a equoterapia promove em crianças com necessidades especiais.

“Estamos muito felizes por conseguirmos dobrar os atendimentos, isso significa muito mais crianças com melhora na qualidade de vida. Esse é um projeto social que caminha graças ao apoio de muita gente. Ainda tem fila de espera de atendimento. Toda a sociedade pode contribuir – pessoa jurídica ou física, com qualquer valor, seja com doações pontuais ou apadrinhando uma criança pelo valor de R$ 330 ao mês”, reforça o presidente do Sindicato Rural de Campo Verde, Alexandre Schenkel.

Gladir Tomazelli, ex-presidente da entidade e fundador do projeto, relembra que a equoterapia iniciou suas atividades em maio de 2019, fruto do desejo de contribuir. “Melhorar a vida das pessoas é uma causa extremamente importante. O Sindicato também tem um papel social e, lá atrás, pesquisando sobre como contribuir com Campo Verde neste sentido, encontramos uma demanda imensa para equoterapia, que não tinha ainda como ser atendida”, conta Tomazelli.

O Supervisor Regional do Senar-MT, Hatyla Marques, elogiou o trabalho do Instituto Cavalgar. “Vocês estão muito bem servidos de organização, de pessoas, de equipe e de empenho para realizar a equoterapia. Essa marca de 72 crianças é para entrar para a história”, comentou. O Senar-MT é uma entidade parceira fundamental na implantação da equoterapia em Campo Verde.

Vandecleia Delmondes, presidente da AME – Associação de Mães Especiais – esteve presente na solenidade e ressaltou a importância do projeto. “Essa é uma terapia completa, que trabalha aspectos físicos e emocionais. Meus filhos tiveram melhoras significativas em várias áreas através da equoterapia. Essa é uma oportunidade que faz diferença na vida das pessoas, mas que a maioria de nós, mães de crianças especiais, não poderia custear. Ter isso gratuitamente é um privilégio. Nós, da AME, somos mães muito gratas ao Sindicato Rural de Campo Verde”, elogiou Vandecleia.

Como ajudar

Quem quiser ajudar o Insituto Cavalgar a custear o projeto pode realizar doações em dinheiro (qualquer valor), seja pessoa física ou jurídica. Também é possível apadrinhar uma criança, pelo valor de R$ 330 por mês, semestral ou anualmente. Além disso, cavalos podem ser doados ou emprestados ao Instituto.

É importante mencionar que os recursos do Instituto possuem gestão totalmente à parte do Sindicato, garantindo mais transparência e credibilidade a doadores.

Para saber mais ou realizar doações, entre em contato com o Sindicato Rural através do (66) 3419-2111.

Equoterapia, o que é?

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais (ANDE-Brasil).

As técnicas utilizadas agem para superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais através de uma atividade lúdico desportiva, oferecendo todas as condições julgadas importantes ao tratamento dos praticantes.