Novas perspectivas e um pouco mais de doçura foram os resultados principais do curso de Fabricação caseira de Melado, Açúcar Mascavo e Rapadura, realizado em setembro para uma turma de acolhidos da Fazenda Esperança em Campo Verde – comunidade terapêutica que auxilia na recuperação de dependentes químicos.

Ao todo, 10 acolhidos concluíram a capacitação oferecida pelo Senar-MT, em parceria com o Sindicato Rural de Campo Verde, aprendendo a usar criar produtos a partir da cana de açúcar.

Responsável pela Fazenda Esperança no município, Davi Amaral conta que a oportunidade foi de grande proveito. “A turma não tinha noção do tanto que poderia ser feito apenas com a cana. O professor também ensinou a plantar, então já plantamos uma pequena área de cana para praticar mais”, relata.

Davi diz que os acolhidos gostaram tanto que a ideia desta área plantada é, inicialmente, praticar e atender o consumo próprio, mas que o curso já fomentou o projeto de plantar áreas maiores e produzir o bastante para comercializar.

Comunidade Terapêutica

A Fazenda da Esperança é uma instituição brasileira que trabalha na recuperação e reintegração social de pessoas com dependência química. Fundada em 1983, a organização oferece um programa de reabilitação baseado em valores cristãos e na convivência comunitária.

O objetivo da Fazenda da Esperança é ajudar os dependentes químicos a se libertarem do vício das drogas e a reconstruírem suas vidas de forma saudável. Eles acreditam no poder da convivência em comunidade, do trabalho no campo e da espiritualidade como elementos fundamentais para a recuperação.

A Fazenda da Esperança possui várias unidades espalhadas pelo Brasil e também em outros países. Cada unidade geralmente está localizada em uma área rural e oferece alojamento, alimentação e trabalho para os residentes. Os acolhidos participam de atividades agrícolas, como o cultivo de alimentos e a criação de animais, e também recebem apoio psicossocial, terapia ocupacional, educação e formação profissional.

Quem quiser saber mais sobre a unidade de Campo Verde pode entrar em contato com o Davi pelo telefone (65) 9 9930-3335.