Na última semana de outubro o Sindicato Rural de Campo Verde e o Senar-MT promoveram o curso “Produção de derivados do leite – requeijões, doces, iogurte e manteiga”, no Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), dentro do Parque de Exposições do município.

Aproximadamente 10 mulheres concluíram a formação, aprendendo a usar o leite como matéria prima de produtos bastante consumidos e apreciados na mesa dos brasileiros.

Eva Aparecida Onesimo Boni, de 50 anos, foi uma delas. Dona de casa, ela transita entre o sítio na zona rural de Campo Verde e a cidade e viu no curso uma oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre o uso do leite.

Por ter vacas leiteiras em sua propriedade, Eva sempre tem leite fresco à disposição e já sabia fazer alguns derivados. “Com esse curso eu aperfeiçoei técnicas, nunca sabemos de tudo, sempre bom aprender coisas novas. Aprendi bastante, vai me ajudar muito. O curso foi muito bem aplicado, estão de parabéns!”, elogia.

Eva explica que o conhecimento adquirido vai estar presente na sua vida cotidiana, fazendo os produtos para consumo próprio e de sua família, aproveitando o insumo disponível.

“Até falei com as mulheres que fizeram o curso também que qualquer hora nós vamos combinar e ir ao meu sítio para fazer algumas coisas.  Aprendemos muitas técnicas que jamais imaginava que existiam”, comenta Eva.