A falta de chuvas tem trazido graves prejuízos à cultura de soja nesta safra. O prolongamento do tempo seco já comprometeu cerca de 30% da produção de soja em Campo Verde, de acordo com José Lazarini, produtor rural, consultor e membro da diretoria do Sindicato Rural do município.

De acordo com Lazarini, essa estimativa diz respeito às perdas já consideradas irreversíveis e, caso as chuvas não venham a se estabilizarem nos próximos dias, a quebra pode ser ainda maior.

“Teve produtor que precisou destruir sua lavoura de soja, não teve uma permanência de estande bom, a planta não conseguiu se manter. Então, ele optou por destruir a lavoura, apostando numa boa janela para a safra de algodão, com melhores condições, visando reduzir um pouquinho o prejuízo”, lamenta o produtor.

Ele explica que os próximos dias serão decisivos para muitas áreas na região, que estão sob risco de precisarem ser destruídas também. “Tem lavoura com tanta perda que não pagaria os custos operacionais de colheita”, comenta.

Devido ao cenário da soja, a safra de milho também sofrerá consequências. As áreas de segunda safra conseguirão ser plantadas já no final da janela ideal, expostas a condições que afetam a produtividade e com risco maior de veranicos.

Assista a entrevista de José Lazarini para a TV Real no último final de semana: