São muitos os benefícios de quem pratica a Equoterapia, entre físicos, cognitivos e emocionais. O ganho de equilíbrio é um deles e faz muita diferença na vida cotidiana de qualquer pessoa. Este foi um dos principais ganhos do pequeno João Miguel Ojeda da Costa, que é praticante no Instituto Cavalgar, em Campo Verde.

Ele tem diagnóstico de autismo e, ao chegar à equoterapia, apresentava dificuldades no equilíbrio, fraqueza muscular, tropeçava bastante ao andar e tinha quedas da própria altura. Além disso, apresentava muita ansiedade e dificuldade para concentração.

Ao longo dos meses de prática, a equipe utilizou diversos exercícios junto à sela do cavalo, em busca de trazer benefícios diretos para as dificuldades de João. Todos esses exercícios foram associados a atividades lúdicas, como jogar bola, jogos de encaixar, jogos de costurar, atividades de pegar os bichinhos pendurados no alto, estimulando a atenção, concentração e coordenação motora fina e grossa.

Caso destaque no último mês de janeiro, João apresentou melhora significativa no seu equilíbrio. Ele já consegue realizar, por exemplo, o giro de 360 graus em cima do cavalo sem precisar parar o animal, algo que era impensável do início de seu tratamento.

Ele também consegue realizar atividades que exigem força com facilidade, sem apoio da equipe – por exemplo, ficar em pé no estribo, em movimento, por tempo estipulado pela mediadora.

Houve melhora na força de tronco durante as sessões, e na coordenação motora fina e grossa e na socialização com toda a equipe.

O Instituto Cavalgar

O Instituto Cavalgar é organização criada e gerida pelo Sindicato Rural de Campo Verde, que leva equoterapia gratuitamente a crianças do município, através de recursos próprios, do Senar-MT e de doadores diversos. Atualmente, 72 crianças com necessidades especiais são atendidas pelo Instituto.

Equoterapia, o que é?

A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas da saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais (ANDE-Brasil).

As técnicas utilizadas agem para superar danos sensoriais, motores, cognitivos e comportamentais através de uma atividade lúdico desportiva, oferecendo todas as condições julgadas importantes ao tratamento dos praticantes.