Alunos da Escola Municipal Paraíso e moradores da comunidade do Limeira, em Campo Verde, tiveram uma noite diferente na última terça-feira (19). Por meio do Projeto Cine Senar, eles puderam assistir, a maioria pela primeira vez, a uma sessão de cinema, onde foi exibido o filme Sonic 2, escolhido pelos alunos.

O Cine Senar, desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR/MT), contou com o apoio da Prefeitura de Campo Verde, por meio da Secretaria Municipal e Assistência Social, do Sindicato Rural, da Famato, do Imea e da Agrihub. O objetivo do projeto é proporcionar o acesso dos moradores e estudantes de comunidades rurais a uma experiência nova, garantindo cultura, informação, entretenimento, diversão e interação.

“É uma experiência que nossos alunos não têm no dia a dia. Por sermos uma escola rural, nossos alunos têm essa dificuldade de ter essa alegria do cinema, de euforia, de integração com a família, que muitas vezes a escola necessita, e o Cine Senar traz isso para nós”, enfatizou a diretora da Escola Municipal Paraíso, Elisabete Maria Rena.

Primeira-dama de Campo Verde e secretária municipal de Assistência Social, Rosilei Pereira Borges de Oliveira afirmou que o momento era gratificante e de felicidade por poder ofertar aos moradores da comunidade do Limeira, um momento único. “Pra gente é uma grata satisfação poder proporcionar cultura para as pessoas que moram na zona rural. Nós sabemos a dificuldade que é acessar um grande centro onde existem cinemas e poder trazer o cinema para a comunidade é um motivo de muita alegria”, disse ela, que juntamente com a secretária municipal de Educação, Simoni Pereira Borges, foi homenageada pelos alunos.

Daniely de Paula Araújo, aluna do Ensino Médio, nunca havia experimenta a sensação de assistir a um filme no cinema e gostou da experiência. “É legal para nós que nunca fomos a um cinema”, disse ela. Aluno do 9° ano, Vinicius Simplício de Oliveira também nunca havia vivido a experiência de assistir a uma sessão de cinema e gostou da sensação.

Para a secretária municipal de Educação, Simoni Pereira Borges, o cinema ajuda a despertar no aluno a criatividade, o senso crítico e proporciona a eles uma experiência lúdica que pode contribuir com o aprendizado. “Ter um movimento desse numa comunidade do campo, numa escola rural traz toda uma possibilidade de vivenciar uma experiência diferente”, destacou a secretária. “E pensando na perspectiva da aprendizagem, um bom filme incentiva essa vontade leitora, essa competência leitora, incentiva também a busca de novos conhecimentos. É uma oportunidade de interação para as crianças e também de perspectiva de aprendizagem”, completou.

(FONTE: Prefeitura Municipal de Campo Verde)