Em 24 de abril é celebrado o Dia Internacional do Milho e, em Campo Verde, cidade com sua economia profundamente enraizada no agronegócio, o cenário do cultivo deste grão é de destaque.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos últimos quatro anos, a área cultivada com milho no município teve um crescimento significativo de 23,63%, passando de 82,5 mil hectares em 2019 para 102 mil hectares em 2022. Em 2020, a área cultivada foi de 83,6 mil hectares, enquanto em 2021 atingiu 95 mil hectares.

Embora a produtividade média das lavouras tenha apresentado uma leve retração de 0,04% nesse período, a contribuição do cultivo do milho para o Produto Interno Bruto (PIB) de Campo Verde aumentou expressivamente, registrando um crescimento de 216,37%.

Impulsionadas pela valorização do grão, as lavouras de milho renderam R$ 218,6 milhões em 2019 e alcançaram R$ 691,6 milhões em 2022. Esse desempenho reflete o potencial e a importância do cultivo do milho para a economia local, consolidando Campo Verde como um dos principais produtores deste cereal no estado de Mato Grosso e no Brasil.